
Matheuzinho faz o gol do Vitória sobre o Santos, na Vila — Foto: Jota Erre/AGIF

Os demais integrantes do Z-4, Fortaleza, Juventude e Sport, mesmo quando vencem, como foi o caso da equipe gaúcha (superou o Bragantino, por 1 a 0), parecem ter uma caminhada muito mais complexa para permanecer na Primeira Divisão nacional. A vitória do Ju, por exemplo, rendeu uma subida de 3,19% para 3,36%, ou seja, pouco significativa.
As chances são determinadas por modelos estatísticos aplicados pelo economista Bruno Imaizumi sobre microdados coletados pela equipe do Gato Mestre desde 2013. Foram analisadas as características de todas as finalizações e resultados de 4.844 jogos de Campeonatos Brasileiros que servem de parâmetro para medir a produtividade atual das equipes no ataque e na defesa a partir da métrica de expectativa de gol (xG), consolidada internacionalmente.
Se uma equipe com desempenhos ofensivos e defensivos apenas medianos será visitante no segundo turno contra adversários que estejam com as melhores performances mandantes, as chances desse visitante vencer são menores do que de um time eficiente e de alta produtividade ofensiva que tem agendados confrontos contra adversários que, neste momento, estejam com os piores desempenhos caseiros.
Porém, conforme novos jogos são disputados, os potenciais futuros mudam, rodada a rodada. Essas são algumas possibilidades que explicam quando as chances não acompanham exatamente as posições atuais da tabela de classificação: os potenciais futuros são diferentes dos resultados já conhecidos, entre outros motivos, devido à inversão de mandos no returno.
Após a 29ª rodada, a pontuação mínima necessária para garantir a permanência na Série A é 47.
Parece ser cada vez mais garantido que veremos a estreia do Mirassol na próxima edição da Libertadores. A consistência da campanha da equipe do interior paulista fica evidente rodada após rodada. As chances de ficar ao menos no G-6 subiram de 88,02% para 94,35% após o atropelo de 3 a 0 sobre o São Paulo. Mesmo as possibilidades de G-4, com garantia na fase de grupos da principal competição sul-americana, são bem altas: 54,03%.
Mais irregulares que o Mirassol, porém bem competitivos, Botafogo e Bahia ainda podem tirar a quarta colocação da equipe paulista, caso emendem uma boa sequência de vitórias. Ambos deram um passo importante rumo a esse objetivo com apresentações consistentes na 29ª rodada.

O Botafogo superou o Ceará, fora de casa, e subiu as chances de G-6 de 74,26% para 85,88% e conta ainda com possibilidade de 30,87% de terminar no G-4. Neste momento, o Alvinegro carioca está seis pontos atrás do Mirassol. Uma vitória contra o desesperado Santos na próxima rodada pode melhorar ainda mais os percentuais da equipe carioca.
A grande subida da semana, no entanto, pode ser do Bahia. A goleada por 4 a 0 sobre o Grêmio fez as chances de G-6 subirem de 61,82% a 71,79%. As possibilidades de G-4 estão em 16,28%. Só que, neste meio de semana, o Tricolor vai receber o Internacional em jogo adiado da 14ª rodada e, no próximo sábado, visita o São Paulo.
Compartilhe suas notícias conosco!
Possui informações relevantes? Estamos aqui para ouvi-lo!
Entre em contato:
WhatsApp: (67)99327-2561
Garantimos seu sigilo conforme a legislação. Envie-nos denúncias, reclamações e sugestões. Sua voz é importante para nós!